Calopsita Bauru: 2012

25/11/2012

Alimentando sua calopsita no bico

ALIMENTANDO SUA AVE NO BICO
Não aconselhamos a alimentação de filhotes no bico, exceto em caso de real necessidade, quando precisamos ajudar um filhote debilitado ou doente. O ato de alimentar pode parecer fácil, mas exige-se tempo, paciência e conhecimento para tal. Apenas a título de informação, passamos a seguir indicações de como a ave deve ser alimentada :
Procure proceder da mesma forma que o criador vinha alimentando a ave, isto é, a mesma papinha e se com seringa ou colher. A melhor maneira de preparar a papinha é seguir as instruções da embalagem. Vem indicado qual a quantidade e a proporção de água que se deve usar, de acordo com a idade do filhote. A quantidade para um filhote de 20-23 dias de vida, é entre 25 a 30ml por dia, o que dá de 6 a 7ml em cada refeição, quatro vezes ao dia. A papinha deve ser fornecida morna, mantendo o pote aquecido em banho maria para o alimento não esfriar.
Um dos principais cuidados que se deve ter em mente ao alimentar uma ave no bico é saber a quantidade e a frequência que deve ser dada a papinha em cada fase de sua vida. Quando recém-nascidos, os filhotes precisam ser alimentados com mais frequência, visto que o papo da ave retém uma quantidade limitada de alimento. À medida que crescem, a capacidade de armazenamento do papo aumenta, então a frequência da ave ser alimentada vai diminuindo.
O papo pode ser facilmente visto nos filhotes ainda não totalmente empenados. Nos filhotes empenados, o papo pode ser percebido apalpando-o levemente com o dedo. Deve-se verificar toda vez que a ave for alimentada, se o papo está suficientemente cheio, isso ajuda a determinar a quantidade e a frequência que a papinha deve ser dada. Normalmente o papo esvazia em 4 horas.
Ao alimentar o filhote no bico, espere a ave deglutir o alimento, para continuar alimentando-o. Esse procedimento deve ser feito com calma, a fim de não engasgar a ave, e jamais alimente o filhote de barriga para cima.
Geralmente o filhote pára de sugar a papinha quando o papo está cheio, porém, alguns filhotes não, os quais acabam vomitando o alimento excedente, daí a importância de acompanhar se o papo está suficientemente cheio.
Nunca use receita própria pra fazer papinha. SEMPRE compre papinha industrializada, vendida em pet shops. Existem diversas marcas, as mais usadas são a REINO DAS AVES,CC ALBIUM, ALCON e MEGAZOO. As papinhas industrializadas são balanceadas fornecendo todos os nutrientes necessários a um filhote.
Outras informações importantes :
1) Não reaproveite/guarde sobras da papinha pronta, ou faça grande quantidade para ser armazenada na geladeira e ser utilizada aos poucos, você deve fazer sempre uma papinha nova a cada vez que for dar à ave.
2) Lavar colher/seringa a cada vez que for alimentar sua ave.
3) A papinha não pode ser dada fria (papinha demasiadamente quente pode levar a ave à morte).
4) Não esquentar a papinha no microondas.
Estes procedimentos visam a afastar possíveis infecções no papo por fungos e, consequentemente, evitar que o alimento fique estagnado no papo, podendo ocasionar até a morte da ave.

Excesso de papinha em volta do bico e nas penas devem ser removidas após o término da alimentação, com água morna.
Ave alimentada no bico passa a comer sozinha mais tardiamente (aproximadamente 80 dias), em comparação a uma ave alimentada pelos pais (55/60 dias). A fim de estimular o filhote a comer sementes e rações, deixe na gaiola potes de sementes (sem girassol, no início, por ser uma semente mais dura) e água a partir dos 45/50 dias de vida, mesmo que a ave não se interesse em provar no início. Ao mesmo tempo, vá diminuindo a quantidade de papinha aos poucos, tendo sempre certeza de que a ave está sendo bem alimentada e não está com fome.
Além dos cuidados com a alimentação, o filhote precisa ser mantido aquecido, já que até seus 30 dias de vida, não consegue manter auto controle de sua temperatura corporal.
Estufa para filhotes com regulador de temperatura

31/08/2012

alimentação

Dê Frutas, Verduras e Legumes ao seu amiguinho: Prefira sem agrotóxicos.

DEVEM SER DADOS CRÚS: Couve (à vontade), jiló, catalônia, almeirão, cenoura, beterraba, bertalha, folhas de cenoura, folhas de beterraba, abobrinha, rúcula, abobrinha, bróculis, couve-flor etc.

DEVEM SER DADOS COZIDOS: Milho verde, batata doce, sementes de abóbora (semi-torradas).
Milho verde. 1 vez por semana 
Ovos: Periodicamente. Muito bem cozidos. Massacre nas mãos , gema e clara. Uma boa opção é dar farinhada de ovos ao invés de ovos cozidos (compra em pet shop). O risco de contaminação é menor.

FRUTAS: Maçãs (sem as sementes porque a semente de maçã contém um ácido que é tóxico para aves). Mamão (com as sementes), banana (com a casca), melancia (com as sementes), . Cuidado com produtos com agrotóxicos. Se usá-los retire as cascas e as sementes das frutas.
 
Como acostumar sua ave a comer verduras e legumes? Pique as verduras ou legumes e coloque no fundo da gaiola misturadas com sementes. Calopsitas adoram ciscar e quando forem ciscar as sementes acabarão por comer as verduras.
Você pode também fazer um colar de frutas, verduras e legumes com um barbante. Ponha pedaços de cores diferentes... Por exemplo: um pedaço de cenoura e sem seguida um pedaço de bróculis e daí por diante. Amarre o colar na gaiola e deixe lá. Seu amiguinho com certeza vai querer brincar com o colar e vai acabar comendo.

como deixar sua calopsita mansa

Você acabou de comprar uma calopsita e ela é arisca. Como fazer? Tenha em mente que, filhotes e machos são mais fáceis de amansar. Fêmeas são mais ariscas. Os tipos “silvestres” são mais arredios e os tipos “lutinos”, os mais dóceis. Os tipos “arlequins” costumam ser brincalhões e o processo de “amansamento” é de médio a fácil
Dicas: A calopsita acabou de chegar em sua casa e não conhece ninguém. Não faça movimentos bruscos ao redor dela. Movimente vassouras e rodos com suavidade sem levantar muito o cabo. Eles se assustam com os cabos. Não abane tecidos perto deles, principalmente as cores marrom e abóbora. Como já foi dito, se você tem calopsitas, não deve ter cachorros e nem gatos. Se tiver, afaste-os deles.

Depois de 2 dias em sua casa, tempo para reconhecimento do ambiente, pegue fitinhas de cetim, faça nós nas extremidades para não desfiar e amarre-as nas grades da gaiola ou viveiro. Use cores variadas. O balançar das fitas vai ajudar a ave a se acostumar com o movimento de suas mãos. Quando for pegar algo dentro da gaiola (comedouros, água, etc.) coloque a mão com cuidado e devagar. Muito bem, a calopsita agora está mais tranquila, então é hora de começar a amansá-la. Para amansá-la você precisa criar nela, confiança em você. Fazer com que ela sinta que você faz parte do bando dela.